Chega Dezembro e as pessoas enlouquecem, o trânsito fica ainda mais caótico, os shoppings lotados, um consumismo desenfreado onde as pessoas estão mais preocupadas em vestir roupas novas, em comprar presentes e muita comida e bebida para comemorar esse dia, alguns vivem este dia como o último de sua preciosa vida, comem exageradamente, bebem demais e resolvem dirigir colocando em risco suas vidas e a vida de seus acompanhantes. Será que esse é o verdadeiro sentido do natal?
Recentemente perguntei de alguns amigos, o que significava o natal para eles? Recebi diversas respostas e compreendi que cada pessoa tem sua visão a respeito desta data, para muitos o natal é paz interior, amor, esperança, renovação, união, alegria, fé, panettone, comemoração, outros acreditam que seja o momento de recomeçar, nascer de novo, unir as famílias celebrando assim o nascimento de Jesus, um dia apropriado para pedir perdão e perdoar.
Nesse comentário também se falou em solidariedade, amor ao próximo onde se acredita também ser um espírito silencioso, capaz de transmitir os sentimentos mais nobres que a humanidade possui. Enfim é importante frisar que cada um tem sua opinião e isso tem que ser respeitado. O que para muitos é um momento mágico para outros é um festival de coisas que não tem nada a ver com a data.
Enfim neste período somos bombardeados com comerciais exagerados de compre isso, compre aquilo, algo extremamente agressivo e muitos acabam entrando nessa onda se endividando e adoecendo com isso!
Natal é o nome da festa religiosa cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo. O dia de Natal, 25 de Dezembro, foi estipulado pela Igreja Católica no ano de 350 através do Papa Júlio I, sendo mais tarde oficializado como feriado.
Independente de religião vejo como um momento de reflexão, de repensar os caminhos percorridos e celebrar a vida, com oração, gratidão, ter a capacidade de perdoar e pedir perdão, esse espírito em sua essência é o amor em ação é o resgate do nosso lado bom, onde nosso coração se fortalece de bondade, generosidade, isso não tem religião é universal e deve ser cada vez mais cultivado por cada um de nós. Não adianta alguém comemorar essa data, fazer grandes doações, fazer a figura de bom moço se esta com o coração cheio de coisas negativas.
Em qualquer circunstância ressentimento e raiva não nos faz bem. Não adianta comprar roupas caras, ter o melhor prato servido na mesa, a melhor bebida, se o seu coração esta carregado de mágoas, se você é uma pessoa preconceituosa, intolerante, egoísta, fala mal dos outros… você estará enganando a si mesmo, não aos outros, pense nisso!
Vamos praticar o amor ao próximo, o perdão, a generosidade, a solidariedade, a humildade, a compaixão todos os dias de nossa existência, não apenas um único dia mas todos os dias de nossa vida, respeitar a dor do outro sem julgamentos, dando valor a pequenas coisas que fazem uma enorme diferença em nossa vida e na vida de nossos irmãos.
Quero agradecer a todos os amigos que contribuíram para essa coluna, suas opiniões foram de extrema importância para elaborar esse texto! Um feliz natal a todas as famílias e todos os nossos leitores! Amor e paz sempre!
DICAS DE BEM COM A VIDA
- Seja solidário sempre;
- Não perca seu tempo com coisas supérfluas;
- Pratique o perdão;
- Mais amor por favor;
- Veja o outro sem julgamentos;
- Ore, fortaleça sua fé e renove a esperança;
- Fortaleça os vínculos familiares;
- Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Click aqui para ler mais artigos sobre Qualidade de Vida e Bem Estar:
https://www.dilzasantos.com.br/noticias-e-publicacoes/
Click aqui para conhecer nossos serviços:
https://www.dilzasantos.com.br
Gostou dessa matéria ?
Deixe ou seu comentário, gostaríamos também de receber sugestões de assuntos que vocês gostariam de ver nas nossas publicações semanais.
Atenciosamente
Dilza Santos