É fato que a fofoca é algo negativo que destrói relações e deixa o ambiente pesado, porém há pessoas que vivem neste circulo vicioso e sentem prazer em plantar a discórdia e quando isso acontece no ambiente profissional é grave, fato este que contribui com o clima negativo dentro da empresa. Mas por que tem gente que tem tanto prazer em jogar lenha na fogueira?
É difícil descrever apenas um item, podemos destacar vários fatores que levam a este comportamento tão negativo, um deles é a projeção, a maledicência e outro fator que pode ser destacado neste caso é o gostar de ver a tragédia acontecendo. Frisando que o fofoqueiro precisa do curioso para alimentar sua maldade, o cenário montado maliciosamente pelo fofoqueiro torna o curioso uma presa fácil, que quanto mais o curioso tem interesse em sua história mais prazer ele sente em acrescentar sua maldade em tudo que diz. Portanto evite ouvir comentários maldosos, você será mais feliz!
Mas o que é fofoca? Segundo o dicionário é mexerico; dito cheio de maldade; disse me disse. Ação ou efeito de fofocar, de bisbilhotar, de divulgar os segredos de outras pessoas. Muitas vezes a fofoca é um sintoma da própria pessoa que a faz. Existe uma lacuna na vida dessa pessoa que busca na vida alheia o que não tem na sua própria vida, onde na maioria das vezes tem um perfil de históricos negativos, autoestima baixa e frustrações, essa pessoa reflete a sua fraqueza nos outros e se torna uma ameaça para si e para as pessoas próximas, ninguém gosta de gente fofoqueira e maliciosa, nem mesmo o fofoqueiro.
É fato que a energia de quem faz fofoca é tão pesada que nem ele consegue suportar a própria energia e torna-se uma pessoa amarga e doente espiritualmente. É importante um olhar mais crítico frente a esses comportamentos quando estão instalados na empresa até porque o clima com a equipe de trabalho fica extremamente afetado causando até o afastamento ou demissão dos envolvidos na fofoca. Em alguns casos a fofoca é irreparável. Combater esses comportamentos é fundamental nas organizações.
E ainda tem uma combinação perigosa nesse contexto que é o de fofoqueiro puxa-saco. O puxa-saco existe, e aliado a fofoca vira uma bomba no ambiente de trabalho, por onde passa faz grandes estragos. Portanto cuidado! Seu trabalho é sua segunda casa precisa ser respeitado, seus colegas de trabalho merecem respeito, não faça com os outros o que não quer que façam com você!
DICAS DE BEM COM A VIDA
- Tome cuidado ao falar algo, principalmente se não tem certeza da veracidade dos fatos;
- Não fale das pessoas, fale com as pessoas, sobre algo que esta incomodando;
- Saiba ouvir;
- Você tem dois ouvidos e uma boca, fale menos;
- Não seja maldoso;
- Respeite seus colegas de trabalho;
- Se respeite;
- Não faça aos outros, o que não gostaria que fizessem com você;
- Cuide da sua imagem pessoal e profissional;
- Não perca o foco no ambiente de trabalho, evite conversas desnecessárias;
- Quando o fofoqueiro se aproximar evite alimentar a maldade dele;
- Autoestima é fundamental e faz bem a saúde, se ame, deixe a vida alheia de lado;
- Pratique meditação para manter o foco;
- Contribua para que seu ambiente profissional seja um ambiente de muita energia positiva;
- Se você não escuta a fofoca você se blinda daquele assunto;
- Se algo ou alguém te incomoda tanto, procure ajuda psicológica
Click aqui para ler mais artigos sobre Qualidade de Vida e Bem Estar:
https://www.dilzasantos.com.br/noticias-e-publicacoes/
Click aqui para conhecer nossos serviços:
https://www.dilzasantos.com.br
Gostou dessa matéria ?
Deixe ou seu comentário, gostaríamos também de receber sugestões de assuntos que vocês gostariam de ver nas nossas publicações semanais.
Atenciosamente
Dilza Santos
Amei o site, estão de parabens!
Bom dia!!!!
Muito Obrigado pelo feedback positivo.
Visitei seu site e gostei muito também, já inclui nos meus links favoritos.
Atenciosamente.
Dilza Santos
Gratidão!
oi gente
gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉
Obrigada Felipe!!!