Mau humor – Você se acha uma pessoa mal-humorado?
Talvez você conviva com uma pessoa que esta sempre de mau humor, reclama de tudo, aquela pessoa extremamente negativa, nada agrada, vivi irritada e não procura ajuda.
Quem se lembra desta frase: Oh céus, Oh vida, Oh azar! Essa era a fala da hiena Hardy, do desenho animado Lippy e Hardy, a hiena era o pessimismo puro, reclamava de tudo, já o leão sempre mostrava o lado bom das coisas, mesmo estando em perigo. Na vida temos um pouco do Hardy e Lippy, afinal mau humor e tristeza faz parte da vida, porém isso passa e muitas vezes é preciso pensar positivo, ressignificar e continuar.
Alguns fatores que podem contribuir para o mau humor: Não dormir bem, dieta, TPM entre outros. Mas você sabia que mau humor também pode ser doença?
Porém é preciso investigar minuciosamente os sintomas apresentados, neste contexto é extremamente importante a ajuda de um especialista.
Em alguns casos pode significar algo que merece atenção de um profissional da saúde mental. Como por exemplo a Distimia, que é uma depressão crônica que tem como principal sintoma a irritabilidade, mau humor, tristeza e pensamentos negativos. Recentemente o termo distimia foi substituído por TDP (Transtorno Depressivo Persistente) no DSM5.
A pessoa acometida com este transtorno tem um mau humor constante, são pessoas de difícil convivência, extremamente autocriticas, de baixa autoestima, desanimadas e tristes, o que acarreta muito sofrimento.
A causa exata não é conhecida, porém não podemos descartar fatores genéticos, bioquímicos, ambientais, assim como experiências estressantes na infância. A busca por um profissional especializado é fundamental para diagnóstico e tratamento.
Segue aqui algumas dicas para seu bem-estar
- Não permita se contaminar com energias negativas;
- Ao dormir e acordar seja grato;
- Evite pessoas negativas;
- Crie o hábito de meditar;
- Se tá difícil caminhar sozinho, peça ajuda!
Fica a dica da @psicologadilzasantos