CONFRATERNIZAÇÃO E REFLEXÃO

Dezembro é um mês de festas, de confraternizações e o tradicional amigo oculto não fica de fora. Você sabia que nem todos estão envolvidos nesse processo? Tem gente que tem fobia a esses eventos e quando se avalia o que levou a pessoa a ter essa aversão, descobre-se um trauma,um episódio que marcou profundamente tal vivência.

Recentemente participei de um amigo oculto e percebi uma frieza na troca de presentes que me fez refletir sobre essa temática. O que poderia ser um dia de festa, na realidade foi um dia pesado, onde se resolveu lavar a roupa suja e falar tudo que estava incomodando há meses. E no final a festa não acabou bem infelizmente.

Uma dica: Antes de fazer a festa de confraternização na sua empresa ou em qualquer outro lugar,avalie como esta o clima entre as pessoas, o clima da sua empresa, como é a relação interpessoal dos funcionários. É claro que ao programar um evento sempre se pensa em proporcionar algo bom, com energias boas, mas nem todos estão no clima, às pessoas são diferentes e temos que respeitar isso.

As festas muitas vezes quebram o gelo instalado na empresa, mas às vezes tem um efeito contrario. Nem sempre as pessoas estão envolvidas, se sentem obrigadas a participar por medo de perder o emprego ou até ser rotulada de antissocial!

Você já viveu a experiência de participar deste evento e tirar a pessoa que você não tem nenhuma afinidade, ou na hora de tirar o papelzinho reza para não tirar essa pessoa? E na escolha do presente é um dilema maior, principalmente quando não se conhece bem aquela pessoa que esta naquele papelzinho. Quando isso acontecer investigue, procure saber como é o perfil do seu amigo oculto, para evitar constrangimentos. Essa investigação é benéfica e evita muitos problemas.

Parece exagero, mas não é! Existem realmente pessoas que não curtem nada, nada esse evento! Enfim as diferenças existem e existirá sempre, o que temos que ter em mente é respeitar o outro e conviver de forma saudável para evitar o adoecimento. As magoas adquiridas ao longo dos anos tem que ser quebradas, pratique o perdão, faz bem para a saúde e a alma, magoas, rancor, estresse levam o indivíduo ao caos, nada paga nossa paz de espírito.

Não faca do seu natal ou final de ano um período turbulento, relaxe, se desarme, aprenda a ver o lado bom das coisas, faça uma reflexão em relação as suas atitudes, melhore seus pontos fracos e invista seus pontos fortes. Talvez você não veja momentos de comemoração, mas esta vivo é sim um bom motivo para comemorar, para agradecer. A vida é o nosso bem mais precioso!

Quero aqui desejar um maravilhoso natal a todas as famílias, aos amigos que contribuem conosco fazendo do nosso dia um dia melhor, que neste dia mágico possa se renovar a esperança e o amor no coração de todos nós. FELIZ NATAL! MUITA PAZ E AMOR A TODOS!

DICAS DE BEM COM A VIDA

  • Fortaleça as boas relações no ambiente de trabalho;
  • Pratique o perdão;
  • Não seja vingativo;
  • Ajude o próximo;
  • Evite fofoca e intrigas no seu ambiente de trabalho;
  • Seja parceiro, não invejoso;
  • Pergunte das pessoas se elas estão comprometidas a participarem de seus eventos;
  • Não crie situações vexatórias para seus amigos;
  • Respeite e aceite as diferenças;
  • Nunca é tarde para um recomeço;
  • Pratique o perdão e aprenda a perdoar;
  • Refletir e tentar fortalecer nossos pontos fortes é essencial para a vida!

Click aqui para ler mais artigos sobre Qualidade de Vida e Bem Estar:

https://www.dilzasantos.com.br/noticias-e-publicacoes/

Click aqui para conhecer nossos serviços:

https://www.dilzasantos.com.br

Gostou dessa matéria ?

Deixe ou seu comentário, gostaríamos também de receber sugestões de assuntos que vocês gostariam de ver nas nossas publicações semanais.

Atenciosamente.

Dilza Santos

Deixe uma resposta