Em algumas palestras que ministro para o publico jovem tenho observado a insatisfação, insegurança, medo e até a angustia na maioria dos jovens que estão tentando ser inseridos no mercado de trabalho. É fato que o clima instalado na economia do país contribui e muito para esse temor, a concorrência tem aumentado porque esses jovens hoje concorrem com profissionais experientes que foram demitidos pela crise econômica.
Mas não se pode desmotivar por esse episódio. Interessante frisar que havia um tempo que dificilmente se encontrava profissionais qualificados fora do mercado e hoje esse cenário não existe mais, encontra-se bons profissionais fora do mercado por conta da crise.
Segundo dados do IBGE o Brasil tem taxa de desemprego de 10,9%. Já os números de março do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência Social, mostram supressão de 1,85 milhão de vagas formais em 12 meses. O aprofundamento do desemprego atinge as economias emergentes em geral. Mas o caso brasileiro é agravado pelas crises política e fiscal. No acompanhamento do site de estatísticas norte americano Trading Economics, o Brasil ocupa a terceira posição entre os países com maior número de demissões, antecedido por Espanha (21%) e Itália (11,4%). Na zona do Euro, o porcentual é de 10,5%.
É fato que isso amedronta, mas não se pode desanimar, acreditar que tudo vai dar certo já é um grande passo, pensar positivo, não desistir jamais, fazer um bom network ajuda muito nesse processo. É importante ver as oportunidades com otimismo. Não se preocupe com a entrevista, relaxe você nunca vai saber ao pé da letra o que o seu entrevistador vai perguntar, você precisa se conhecer e ter em mente que você é capaz, percebo muitas vezes um grande potencial em alguns candidatos e na hora da entrevista ficam perdidos, da o famoso “branco”. Isso acontece e muito! Afinal o nível de ansiedade esta elevado e a mente, o corpo reage negativamente neste contexto.
É sempre bom procurar um profissional para se obter uma boa orientação profissional nesse processo, a orientação profissional ajudará o candidato a se preparar melhor para seus desafios profissionais, além de se conhecer melhor, proporcionando um melhor entendimento sistemático da profissão escolhida. Um dos fatores que também contribui para nos deixar paralisados nesse processo é a timidez que muitas vezes nos faz paralisar e com isso se perde grandes oportunidades. Não tenha medo do novo, não tenha medo de ser você, enfrente seus medos.
Acredite em você! Em seu potencial! Afinal você estudou tanto, investiu tantos anos de sua vida em seus conhecimentos não faça de um gatinho um enorme leão. Não tema a crise! Vá a luta não desista de seus sonhos, suas metas. Você é capaz!!!
DICAS DE BEM COM A VIDA
- Não desanime jamais;
- Fortaleça seus pontos fracos;
- Acredite em você;
- Pensamento positivo sempre;
- Pratique o aperfeiçoamento contínuo;
- Persistência;
- Ame sua profissão, trabalhar com amor faz toda a diferença;
- Converse com pessoas experientes de preferência na mesma profissão que você;
- Conheça os desafios nos tempos atuais que sua profissão oferece;
- Crie novas estratégias de trabalho;
- Vestimenta adequada na hora de sua entrevista de emprego é fundamental;
- Tenha um bom network;
Click aqui para ler mais artigos sobre Qualidade de Vida e Bem Estar:
https://www.dilzasantos.com.br/noticias-e-publicacoes/
Click aqui para conhecer nossos serviços:
https://www.dilzasantos.com.br
Gostou dessa matéria ?
Deixe ou seu comentário, gostaríamos também de receber sugestões de assuntos que vocês gostariam de ver nas nossas publicações semanais.
Atenciosamente.
Dilza Santos